quarta-feira, 16 de abril de 2008

Saúde

"Rios de Saúde" vai a quatro municípios do Pará

A segunda expedição consecutiva do projeto "Rios de saúde" começará nesta quarta-feira (16/04) e partirá rumo aos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras e Portel. A ação é realizada pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto de Assistência Social em parceria com a Marinha Brasileira no navio Auxiliar Pará. O objetivo da equipe é prestar ações de saúde, cidadania e assistência social à população ribeirinha dos municípios de maior dificuldade de acesso no Pará.


A atividade seguirá até o dia 30 deste mês e dela participarão 50 profissionais do Governo do Estado, além de profissionais de saúde e tripulantes da Marinha Brasileira. De acordo com Danielle Cavalcante, diretora técnica da Sespa, todas as ações de atenção básica a serem realizadas pela expedição serão uma complementação dos serviços já realizados pelos municípios. Contudo serão incluídas no sistema de informação local em favor da melhoria de condições de oferta e de mais captação de recursos junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A idéia é atender, no mínimo, três mil pessoas.


Os quatro municípios foram escolhidos pela dificuldade de acesso, fragilidade da atenção básica de saúde e por apresentarem menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), taxa elevada de mortalidade materna e infantil, baixa cobertura vacinal e pouca oferta de serviços do SUS. "Dessa forma é que ressaltamos que nosso papel é de apoiar os municípios nesses serviços", explicou Danielle.


A equipe do Governo do Estado seguirá viagem no navio Auxiliar Pará que possui auditório para cem pessoas, refeitórios, consultórios médicos, laboratório, enfermaria e centro cirúrgico para atendimento emergenciais. Nele será feita a maior parte dos atendimentos.


Cidadania - Na área de cidadania serão realizadas emissões de carteira de identidade e de carteira de trabalho, possibilitadas pela parceria com a Polícia Civil. A Sespa participará dando o suporte à atenção básica de saúde com imunização, consultas médicas de clínica geral, pediatria e ginecologia; exames laboratoriais e coleta de PCCU (Papanicolau), além de atividades educativas, como capacitações, e formação de comitês para assuntos de interesse de comunidades ribeirinhas, como a prevenção ao escalpelamento.


Haverá, ainda, a atuação do Laboratório Central, que permitirá a realização de exames laboratoriais com entrega no mesmo dia, proporcionando, desta forma, atendimento com consulta, exame e entrega de medicamento. Quem for atendido em oftalmologia, também ganhará óculos. Além desses serviços, a odontologia atenderá desde a atenção básica até a endodontia, conhecido como tratamento de canal.

A expedição também atenderá os servidores públicos associados ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep), que terão atendimento especial nas viagens.


Texto: Mozart Lira - Sespa

Nenhum comentário: