quinta-feira, 17 de abril de 2008

Educação

Alfabetizadores recebem capacitação em Juruti

A Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quarta-feira, 16, prosseguindo até a sexta-feira, 18, mais um curso de capacitação do programa BRALF (Brasil Alfabetizado). Desta vez, foi para formadores que trabalham com turmas de alfabetização nas comunidades da zona rural do município e também em escolas da cidade onde funciona essa modalidade de ensino. Segundo a secretária municipal de educação, professores Heriana dos Santos, com esse treinamento, a Semed espera dar aos professores que atuam nessa área maiores possibilidades para que eles desenvolvam um trabalho que venha apresentar resultados positivos.
Juruti, assim como os demais municípios brasileiros, está engajado na tarefa de combate ao analfabetismo que hoje atinge em torno de 11% da população do Estado do Pará. “Com a manutenção dos cursos de alfabetização na rede pública e a capacitação permanente dos formadores esperamos contribuir para reduzir esse problema social que causa uma profunda desigualdade. Estamos dando a oportunidade para que as pessoas, de qualquer idade, estudem e se atualizem”, disse Heriana dos Santos, afirmando ainda que é desejo da Prefeitura de Juruti manter escolas de alfabetização de adultos em todas as comunidades do interior do município.
O curso de capacitação reúne cerca de 40 professores e formadores e está sendo realizado nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti, sob a coordenação de uma equipe de técnicos da Semed composta por Heliara Santos, Isaac Lopes, Wallace da Silva, Maria do Rosário Figueira, Joanez Cativo. Seu objetivo é capacitar formadores numa perspectiva inovadora baseada no método de Paulo Freire e os círculos de cultura, inserindo a realidade do sujeito a cada aula desenvolvida.



Assessoria de Comunicação da Semed.


Nenhum comentário: