sexta-feira, 11 de abril de 2008

Muirapinima lança tema de suas apresentações para o Festribal 2008

A Associação Folclórica Muirapinima lançou sábado dia 29 de março o tema de suas apresentações 2008. O evento ocorreu na residência da Senhora Horizomar Cunha e contou com a presença da diretoria executiva da Tribo, dançarinos e convidados. Após o pronunciamento de Fátima Andrade presidente da Tribo foi oficialmente apresentado à imprensa e as pessoas presentes o novo tema: Astrolotria das nações indígenas.

O tema foi explicado pelo professor Hélcio Farias, membro do conselho de arte e folclorista da tribo, onde relata que nesse contexto, a Tribo Muirapinima propõe em 2008 uma viagem aérea, dotada de acontecimentos sobrenaturais explicados pela crença indígena, em seres superiores, dotados de poderes capaz de defender suas nações das constantes ameaças pelas quais passa o mundo indígena. As pesquisas para elaboração do tema foram realizadas em diversas fontes entre elas são Gabriel da Cachoeira e o museu paraense Emilio Goeldi em Belém.


A Tribo Muirapinima e a Tribo Munduruku são associações folclóricas que apresentam anualmente um dos maiores espetáculos do oeste do Pará, apresentando para uma platéia de aproximadamente 9 mil pessoas a arte e a cultura do povo jurutiense no espaço denominado Tribódromo. A festa acontece no último final de semana de julho e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Juruti.

Nenhum comentário: