quinta-feira, 10 de abril de 2008

Educação

Escolas de Juruti votam nos concorrentes do prêmio pelos direitos da criança

Escolas da rede municipal de ensino de Juruti vão participar da votação para escolher a ganhadora do Prêmio das Crianças do Mundo Pelos Direitos da Criança. O evento será nesta sexta-feira, dia 11, durante todo o expediente. O prêmio terá a participação de crianças e jovens menores de 18 anos. Na sede do município de Juruti participam as seguintes escolas: Batista Roosli, Zelinda Guimarães, Raimundo Coelho, Maria Pereira, Maria da Saúde, além de outras escolas localizadas na zona rural. Os alunos vão receber uma cédula contendo o nome de três concorrentes que desenvolveram projetos que visam resguardar os direitos das crianças em todo o mundo.

As três concorrentes são as seguintes: Josefina Condori, do Peru, indicada por luta em defesa das meninas que trabalham como domésticas do Peru; Agnes Stevens, destaque por seus 20 anos de luta pelas crianças sem-teto, nos Estados Unidos; e Somaly Mam, por sua longa e, muitas vezes, perigosa, luta para salvar meninas vendidas como escravas para os bordéis do Camboja.


Durante uma conferência para a imprensa no próximo dia 16 de abril, em Estocolmo, na Suécia, as crianças revelarão a ganhadora do prêmio 2008. Segundo a secretária de educação de Juruti, professora Heriana Santos, a participação de Juruti, com seus alunos votando, vai contribuir para que uma dessas pessoas possa ser reconhecida por sua luta em prol dos direitos das crianças. “Nossa participação é mínima, já que a votação é em todo o mundo, mas é valiosa, pois envolve as crianças num assunto que diz respeito a elas, que são os seus direitos”, disse Heriana.


Assessoria de Comunicação da Semed.

Nenhum comentário: