quinta-feira, 8 de maio de 2008

Boi Caprichoso lança CD em Juruti

A exemplo do que aconteceu com o Boi Garantido, a direção do Boi Caprichoso, campeão do Festival de Parintins do ano passado, decidiu também viur a Juruti para fazer o lançamento de seu mais novo CD com aas todas que serão cantadas durante as apresentações do próximo mês de junho no bumbódromo.

A festa será no dia 24 de maio no clube Universo Mundurukus com a presença da "estrela" maior do boi, o puxador de toadas Júnior Paulaim que vem acompanhado do regional e outros cantoares do Caprichoso. A festa terá ainda a participação da Banda Nativa Show, de Juruti, e do DJ Júnior Lima, de Oriximiná.


Banda Calypso - está confirmado também mais um grande show para Juruti. Trata-se do show de abertura do Festribal de 2008 que terá a presença nada mais nada menos do que a Banda Calypso, com Joelma, Chimbinha e companhia. Essa festa está sendo aguardada com muita expectativa, já que essa será a primeira vez que essa banda se apresenta na cidade. o show já está confirmado na própria agenda da Banda Calypso disposta no seu site na internet.

Semed prepara 1a Conferência Municipal de Educação

A Prefeitura Municipal de Juruti, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está ultimando os preparativos para a Conferência Municipal de Educação de 2008, que deverá ser realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Salão Dom Bosco. Segundo a secretária municipal de educação, professora Heriana Santos Barroso, devem participar da conferência professores, diretores, pais de alunos, alunos, representantes da sociedade civil organizada e outras pessoas interessadas no assunto, além do prefeito municipal Manoel Henrique Costa e sua equipe de governo.

Já foi definido pela Semed o tema da conferência que será “Educação pública: democrática e inclusiva”. Para viabilizar a conferência serão realizadas pré-conferências em várias regiões do município, conforme programação a seguir: dia 16 de maio na região do Araçá Branco; dias 17 e 18 na cidade de Juruti; dia 20 de maio será na região do Uxituba; dia 21 de maio na região de Juruti Velho; dia 23 de maio na região de Tabatinga; dia 24 de maio na região do Curumucuri.


A conferência municipal de educação vai discutir temas relevantes para o setor no município de Juruti, por isso deve contar com a presença de vários segmentos da sociedade. Um dos assuntos que devem ser discutidos durante o evento será a criação do Plano Municipal de Educação e a criação do Conselho Municipal de Educação.


Festival Folclórico – outro evento que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Educação, como parte da programação do Governo Democrático e Popular, é o Festival Folclórico: “O resgate de uma tradição”, que será nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Centro Cultural Tribódromo, com a participação das escolas municipais da cidade e do interior.


Assessoria de Comunicação da Semed

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Jurutiense terá músicas no Festival de Parintins

O músico, compositor e intérprete da tribo Mundurukus há 11 anos e atualmente um dos levantadores de toadas oficiais do Boi Bumbá Garantido de Parintins, Iézen Rocha, 30, este ano terá duas toadas no CD oficial do boi vermelho e branco de Parintins. As músicas “O amor é Vermelho” e “Coração”, são o resultado de uma parceria com o renomado compositor parintinense Simão Assayag.
Iézen Rocha, que em 2006 já fez parte do Boi Bumbá Caprichoso, está há dois no Bumbá Garantido onde comanda os ensaios dos finais de semana na baixa do São José, junto à batucada do boi encarnado.

O compositor mostrou-se entusiasmado e encara o fato de emplacar duas toadas no bumba Garantido como um privilégio, haja vista que o Festival de Parintins é conhecido no mundo inteiro e comentou que no momento, seu trabalho está direcionado aos ensaios do boi em Parintins e posteriormente em Juruti. “Pela primeira vez eu tive o privilégio de colocar toadas minhas no boi de Parintins. A perspectiva agora é engajar e focar mais meu trabalho nos ensaios em Parintins e posteriormente Juruti, minha terra”.

Somando a Iézen Rocha, outros compositores jurutienses também já tiveram o nome escrito na história do Festival de Parintins, como o pioneiro Nairo Queiroz, Sebastião Júnior e Edvander Batista, estes dois últimos por duas vezes já emprestaram suas poesias para serem gravadas em CDs de Garantido e Caprichoso. Uma mostra da cultura jurutiense, que cada vez mais se eleva no cenário regional e nacional.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Passageiros revoltados com "Ana Beatriz"

Os passageiros que viajam no trecho Santarém-Juruti estão revoltados com as péssimas condições em que se encontra uma das embarcações que viajam para aquele promissor município de nossa região. Constantemente são verificadas irregularidades nas embarcações, desde falta de documentação dos tripulantes como excesso de passageiros e de bagagens. Nos últimos tempos, com a intensificação da fiscalização da Marinha, as embarcações tiveram que se adequar às normas de segurança na navegação.

Porém, o campeão das irregularidades é o barco motor Ana Beatriz que praticamente todas as viagens é detido pela fiscalização da Capitania dos Portos. Na mais recente viagem realizada no dia 27 de abril, domingo, o barco deveria sair às 16 horas, mas só conseguiu deixar o cais de arrimo por volta das 18 horas, atrasando sua chegada a Juruti. O que deveria acontecer por volta das 07 horas da manhã de segunda-feira, só ocorreu às 09h30, deixando os passageiros completamente irritados porque muitos perderam a manhã de serviço em suas empresas.


Diante dos problemas sérios apresentados por essa embarcação, como: máquina que “prega” a toda hora, banheiros sujos, fios elétricos expostos, entre outros, as autoridades (Marinha) devem tomar providências urgentes no sentido de impedir que essa embarcação continue viajando, principalmente para uma importante cidade como Juruti, para onde vão centenas de pessoas todos os dias. Além disso, a embarcação não oferece condições técnicas para enfrentar trechos perigosos como a travessa entre Pataxo e Óbidos. Ninguém agüenta mais o barco Ana Beatriz na linha entre Santarém e Juruti.


“Essa embarcação está completamente obsoleta”, disparou um passageiro que disse que só não desistiu de uma viagem porque os tripulantes não quiseram devolver o dinheiro da passagem. Entre as demais pessoas que precisam viajar nesse trecho a reclamação é a mesma. Com a palavra agora os membros da Marinha, pois se acontecer um acidente grave com esse barco, as pessoas já sabem mais ou menos que serão os culpados.


Prefeitura ajuda STTR a construir muro

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti comemorou o dia 1º de maio – Dia do Trabalho com uma extensa programação que iniciou as 4:00 h da manhã com uma alvorada e salva de fogos, a programação encerrou as 20:00 h . O evento aconteceu na Sede Social do Sindicado e contou com a presença da Associação de Mulheres, representantes dos Projetos de Assentamentos, Colônia de pescadores, Projeto agro extrativistas (ribeirinhos) e Associação dos Artesãos.

Na ocasião a Prefeitura Municipal de Juruti assinou um convênio no valor de R$ 13.000,00 com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juruti para construção de um muro para sua sede. Também foi lida uma carta de reconhecimento e reivindicação da classe dos trabalhadores. O objetivo da carta foi o reconhecer as ações prestadas pela administração e reivindicar ações para construção de um Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável para o Município.

Assistência Social

Governo itinerante leva benefícios às comunidades

A Prefeitura Municipal de Juruti através da Secretaria de Integração Municipal vem dando seqüência as ações do Governo Itinerante nas comunidades. Os atendimentos aconteceram entre os dias 03 e 29 de abril na região do planalto e várzea. O objetivo dessas ações é assistir as comunidades e levar melhores condições de vida às famílias que não podem vir à Sede do Município. As comunidades pólos de atendimento na região do planalto foram: Santa Rosa que atendeu as comunidades Mureruteua, Surucuína e Conceição do Salé; Batata atendeu as comunidades Bem Longe, Alto Alegre e São Raimundo Mentai; Tabatinga atendeu as comunidades da região do Urucurana, Ferrugem, Terra Preta do Salé e Santo André; São Benedito atendeu as comunidades Areal I, II e III, São João da Mataria, São Gerônimo, Vila Nova, Paraíso, Salmoura, Castanhal e Igarapé Açu.


As comunidades atendidas na região de várzea foram: Recreio (região do Paraná da Dona Rosa) atendeu as comunidades Irateua, Conceição, Sauassú, São Raimundo, Vera Cruz e Bom Jesus; Piedade (região do Igarapé das Fazendas) atendeu as comunidades São Fernando, São Nicolal e Nossa Senhora do Carmo. Aconteceu também na Vila Muirapinima atendendo a toda Região do Juruti Velho.


Diversos atendimentos foram realizados: Consultas médicas, consultas de enfermagem, serviço odontológico, consultas de pré-natal, consultas do programa hiperdia, triagem, preventivo do câncer de colo uterino e entrega de medicamentos oferecidos pela Secretaria de Saúde. A Assistência Social informou a comunidade sobre os programas sociais, emitiu certidão de nascimento e realizou corte de cabelo. Também houve emissão de documentos pela Secretaria de Administração, outras secretarias estiveram presentes dando informações e fazendo fiscalização para a preservação e limpeza do ambiente.